top of page

Comendo demais? Exercícios de atenção plena podem ajudar

  • mariaelisaalmeida
  • 26 de dez. de 2022
  • 2 min de leitura

Todos nós experimentamos momentos de ansiedade que nos levam a comer demais.

Se isso acontecer de vez em quando, não há com o que se preocupar. Se isso acontecer com frequência, pode ser um sinal de alerta.


"Se existir, o vício alimentar seria causado por um processo fisiológico real, e você experimentaria sintomas de abstinência se não comesse certos alimentos, como aqueles com açúcar. Mas isso é muito diferente de dizer que você ama açúcar e é difícil não comê-lo", observa Helen Burton Murray, psicóloga e diretora do Programa de Saúde Comportamental Gastrointestinal do Centro de Saúde Neurointestinal do Hospital Geral de Massachusetts, afiliado a Harvard.


Muitas pessoas inconscientemente comem demais e não percebem até terminar uma refeição. É aí que os exercícios de atenção plena podem ajudá-lo a manter porções saudáveis.


Mas ela recomenda sempre procurar ajuda profissional.

O que é alimentação consciente? A atenção plena é a prática de estar presente no momento e observar as entradas que inundam seus sentidos. Na hora da refeição: "Pense na aparência da comida, no sabor e no cheiro. Qual é a textura? Que lembranças ela traz? Como ela faz você se sentir?"

Ao ficar atento às refeições, você prestará mais atenção aos sinais de fome e saciedade do corpo e talvez evite comer demais. "Isso ajuda na tomada de decisões sobre o que está comendo, em vez de apenas passar pelo processo automático de ver comida, comer, comer comida", diz Burton Murray.

Prepare-se para estar atento ao comer:

  • Removendo distrações. Desligue telefones, TVs e computadores. Coma em um espaço tranquilo e organizado.

  • Controle-se para uma refeição de 20 minutos. Mastigue a comida lentamente e abaixe o garfo entre as mordidas.

Mais exercícios de mindfulness (atenção plena para promover bem-estar) para praticar diariamente:

  • Respiração focada. "Inspire e expire lentamente. “Isso envolve o diafragma, que está conectado aos nervos entre o cérebro e o intestino e promove o relaxamento”.

  • Relaxamento muscular progressivo. Neste exercício, você contrai e relaxa um grande grupo muscular de cada vez por 20 segundos. Ao liberar uma contração, observe como os músculos relaxam.

  • Faça uma caminhada consciente, mesmo que seja apenas por cinco minutos. "Use seus sentidos para observar o ambiente", sugere Burton Murray. "De que cores são as folhas das árvores? Há rachaduras no chão e onde estão? Qual é o cheiro do ar? Você sente uma brisa na pele?"

  • Pratique ioga ou tai chi. Ambas as antigas práticas incluem respiração profunda e foco nas sensações corporais.

  • Mantenha um diário. Anote os detalhes do seu dia. Tente incluir o que seus sentidos captaram – as imagens, sons e cheiros que você experimentou e as texturas que você tocou.

Não se preocupe em tentar ficar atento o dia todo. Comece com um momento aqui e ali e construa esta prática gradualmente. Quanto mais atento você se tornar ao longo do dia, mais consciente você ficará quando comer. E você pode descobrir que é mais capaz de tomar decisões sobre os alimentos que consome e fazer escolhas saudáveis.



Heidi Godman , Editora Executiva, Harvard Health Letter - Harvard Health


Comentários


bottom of page