top of page

Viva o verde!

  • mariaelisaalmeida
  • 24 de fev. de 2019
  • 1 min de leitura

ree


Viver em um lugar arborizado e com bastante verde pode levar a níveis mais baixos de alguns marcadores para doenças cardíacas, sugere uma nova pesquisa.

Durante o estudo de cinco anos, os pesquisadores coletaram amostras de sangue e urina de 408 pessoas recrutadas de uma clínica de cardiologia em Louisville, Kentucky. Os pesquisadores também estimaram a exposição do espaço verde usando imagens de satélite que mostravam a densidade da vegetação em cada um dos bairros dos participantes.

As pessoas que viviam em um ambiente mais verde tinham níveis urinários mais baixos de epinefrina (indicando níveis mais baixos de estresse) e F2-isoprostano, um marcador de oxidação que danifica as células (indicando melhor saúde).

Eles também tinham evidências de ter uma maior capacidade de reparar vasos sanguíneos quando comparados com pessoas que viviam em áreas com menos vegetação (principalmente distritos comerciais, áreas industriais e zonas de transporte).

As descobertas, publicadas pelo Journal of American Heart Association , acrescentam pesquisas anteriores que mostram benefícios para a saúde de viver perto de espaços verdes.

Aposte nas plantas para decorar sua casa e, caso tenha espaço externo, invista nas árvores.


Aproveite e veja as plantas que a Nasa recomenda para a purificação do ar em sua casa:

https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/19-plantas-que-purificam-o-ar-da-sua-casa-segundo-a-nasa/


Comentários


bottom of page