top of page

O que você precisa saber sobre o Coronavírus

  • mariaelisaalmeida
  • 2 de mar. de 2020
  • 3 min de leitura

O que é o Coronavírus?


Segundo a CID10, os coronavírus (CoV) são uma grande família viral, conhecidos desde meados dos anos 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.

Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderada, semelhantes a um resfriado comum. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem.

Dentre as doenças respiratórias graves, destacam-se a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV).

Os coronavírus são zoonóticos, o que significa que são transmitidos entre animais e pessoas. Investigações detalhadas descobriram que o SARS-CoV foi transmitido de gatos da cidade para humanos e o MERS-CoV de camelos dromedários para humanos.


ree


Sintomas


Os sintomas podem variar de acordo com histórico clínico do paciente.

Os sintomas podem incluir:


Febre acima de 38ºC

Tosse seca

Falta de ar

Dores

Cansaço

Congestão nasal

Corrimento nasal

Diarreia


Prevenção


LAVE AS MÃOS

Lave as mãos frequentemente com sabão e use álcool em gel. Por quê? Lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool nas mãos mata vírus que podem estar nas suas mãos.


MANTER O DISTANCIAMENTO SOCIAL

Mantenha pelo menos 1 metro de distância entre você e qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando.

Por quê? Quando alguém tosse ou espirra, pulveriza pequenas gotas do nariz ou da boca, que podem conter vírus.

Se você estiver muito próximo, poderá respirar as gotículas, incluindo o vírus COVID-19, se a pessoa que tossir tiver a doença.


EVITE TOCAR NOS OLHOS, NARIZ E BOCA

Por quê? As mãos tocam muitas superfícies e podem pegar vírus. Uma vez contaminadas, as mãos podem transferir o vírus para os olhos, nariz ou boca. A partir daí, o vírus pode entrar no seu corpo e deixá-lo doente.



PRATIQUE A HIGIENE RESPIRATÓRIA

Certifique-se de que você e as pessoas ao seu redor seguem uma boa higiene respiratória. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o cotovelo ou o tecido dobrado quando tossir ou espirrar. Em seguida, descarte o tecido usado imediatamente.

Por quê? Gotas espalham vírus. Ao seguir uma boa higiene respiratória, você protege as pessoas ao seu redor contra vírus como resfriado, gripe e COVID-19.


SE VOCÊ TIVER FEBRE, TOSSE E DIFICULDADE EM RESPIRAR, PROCURE ATENDIMENTO MÉDICO RÁPIDO


Se você tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure atendimento médico e ligue com antecedência. Siga as instruções da sua autoridade sanitária local.


Por quê? As autoridades nacionais e locais terão as informações mais atualizadas sobre a situação em sua área. Ligar com antecedência permitirá que seu médico o direcione rapidamente para o centro de saúde certo. Isso também irá protegê-lo e ajudar a evitar a propagação de vírus e outras infecções.


MEDIDAS DE PROTEÇÃO PARA PESSOAS QUE ESTÃO OU VISITARAM RECENTEMENTE (HÁ 14 DIAS) ÁREAS EM QUE O COVID-19 ESTÁ SE ESPALHANDO


1. Siga as orientações descritas acima.


2. Fique em casa se começar a se sentir mal, mesmo com sintomas leves, como dor de cabeça e corrimento nasal leve, até se recuperar.


Por quê? Evitar o contato com outras pessoas e as visitas às instalações médicas permitirá que essas instalações funcionem com mais eficácia e ajudará a proteger você e outras pessoas contra possíveis COVID-19 e outros vírus.


3. Se você desenvolver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure orientação médica imediatamente, pois isso pode ocorrer devido a uma infecção respiratória ou outra condição séria.


4. Ligue com antecedência e informe seu provedor de qualquer viagem recente ou entre em contato com os viajantes. Por quê? Ligar com antecedência permitirá que seu médico o direcione rapidamente para o centro de saúde certo. Isso também ajudará a evitar a possível propagação do COVID-19 e outros vírus.


IMPORTANTE:

Devem permanecer em isolamento residencial, por 14 dias, pessoas que visitaram ou tiveram contando com casos suspeitos na China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Austrália, Camboja, Emirados Árabes, Filipinas, França, Itália, Japão, Irã, Tailândia, Vietinã e Singapura.


Mesmo sem apresentar sintomas, avise o médico sobre o contato com casos suspeitos, pessoas vindas dos países citados ou viagem a estes mesmos países.

Fonte: Organização Mundial da Saúde (OMS) - INTERNATIONAL STATISTICAL CLASSIFICATION OF DISEASES AND RELATED HEALTH PROBLEMS


Comentários


bottom of page