O poder na natureza na saúde cardiovascular
- mariaelisaalmeida
- 19 de abr. de 2021
- 3 min de leitura
Pesquisas revelam que os ambientes podem aumentar ou reduzir nosso estresse , o que por sua vez afeta nossos corpos. O que você está vendo, ouvindo e experimentando a qualquer momento está mudando não apenas o seu humor, mas o funcionamento dos sistemas nervoso, endócrino e imunológico.
O estresse de um ambiente desagradável pode fazer com que você se sinta ansioso, triste ou desamparado. Isso, por sua vez, eleva a pressão arterial, a frequência cardíaca e a tensão muscular e suprime o sistema imunológico. Um ambiente agradável reverte isso.
E independentemente da idade ou cultura, os humanos consideram a natureza agradável. Em um estudo citado no livro Healing Gardens, os pesquisadores descobriram que mais de dois terços das pessoas escolhem um ambiente natural para se refugiar quando estão estressadas.
Veja paisagens em formato de coração - Imagens: Incrível.club
A natureza cura
Estar na natureza, ou mesmo ver cenas da natureza, reduz a raiva, o medo e o estresse e aumenta os sentimentos agradáveis. A exposição à natureza não só faz você se sentir melhor emocionalmente, mas também contribui para o seu bem-estar físico, reduzindo a pressão arterial, os batimentos cardíacos, a tensão muscular e a produção de hormônios do estresse. Pode até reduzir a mortalidade, de acordo com cientistas como os pesquisadores de saúde pública Stamatakis e Mitchell. Pesquisas feitas em hospitais, escritórios e escolas descobriram que até mesmo uma simples instalação em uma sala pode ter um impacto significativo no estresse e na ansiedade.
A natureza acalma
Além disso, a natureza nos ajuda a lidar com a dor. Por sermos geneticamente programados para encontrar árvores, plantas, água e outros elementos da natureza cativantes, somos absorvidos pelas cenas da natureza e distraídos de nossa dor e desconforto. Isso é bem demonstrado em um estudo clássico de pacientes que foram submetidos à cirurgia da vesícula biliar; metade tinha vista para as árvores e a outra metade para uma parede. De acordo com o médico que conduziu o estudo, Robert Ulrich, os pacientes com a visão das árvores toleraram melhor a dor, pareceram aos enfermeiros ter menos efeitos negativos e passaram menos tempo no hospital. Estudos mais recentes mostraram resultados semelhantes com cenas da natureza e plantas em quartos de hospital .
Restaura a natureza Uma das áreas mais intrigantes da pesquisa atual é o impacto da natureza no bem-estar geral. Em um estudo no Mind , 95% dos entrevistados disseram que seu humor melhorou depois de passar um tempo fora de casa, passando de deprimido, estressado e ansioso para mais calmo e equilibrado . Outros estudos de Ulrich, Kim e Cervinka mostram que o tempo na natureza ou cenas da natureza estão associados a um humor positivo e a bem-estar psicológico, significado e vitalidade. Além disso, o tempo na natureza ou vendo cenas da natureza aumenta nossa capacidade de prestar atenção. Como os humanos acham a natureza inerentemente interessante, podemos naturalmente nos concentrar no que estamos vivenciando na natureza. Isso também proporciona uma pausa para nossas mentes hiperativas, renovando-nos para novas tarefas. Em outra área interessante, a pesquisa de Andrea Taylor sobre crianças com TDAH mostra que o tempo passado na natureza aumenta sua capacidade de atenção posteriormente.
Muito tempo na frente das telas é mortal A “privação da natureza”, uma falta de tempo no mundo natural, em grande parte devido às horas passadas em frente à TV ou às telas do computador, foi associada, sem surpresa, à depressão. Mais inesperados são os estudos de Weinstein e outros que associam o tempo de tela à perda de empatia e falta de altruísmo. E os riscos são ainda maiores do que depressão e isolamento. Em um estudo de 2011 publicado no Journal of American College of Cardiology , o tempo na frente de uma tela foi associado a um maior risco de morte, e isso foi independente da atividade física!

















Comentários