DIABETES: COMO O AÇÚCAR PODE AFETAR O CORAÇÃO
- mariaelisaalmeida
- 3 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Novembro Azul também alerta sobre o Diabetes, uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde e de diversas entidades médicas brasileiras.
Segundo a OMS, a doença pode ser a epidemia dos próximos anos. Estima-se que a doença acometa aproximadamente 463 milhões de adultos no mundo, sendo quase 17 milhões no Brasil. Calcula-se, assustadoramente, um aumento de sua prevalência mundial em 51% nos próximos 25 anos.
Caracterizado pela deficiência na absorção de glicose pelo organismo, o diabetes multiplica por 2 a até 4 vezes o risco de ocorrência de infarto, quando se compara com um indivíduo que não possui a doença. Isso acontece porque a glicose excedente permanece nos vasos sanguíneos, levando a danos ao tecido e à formação de placas de gordura que podem causar sua obstrução.
Para reduzir os riscos de desenvolver diabetes, os médicos recomendam a prática regular de exercícios físicos e a alimentação saudável (com menor ingestão de álcool, doces, frituras, gorduras e carboidratos simples, como arroz branco e pães feitos de farinha branca). Também é fundamental controlar o estresse e garantir a qualidade do sono.
Para quem já possui a doença, é fundamental associar aos hábitos citados acima o acompanhamento de um profissional de saúde, que deverá verificar regularmente o estado de saúde do paciente, indicado medicamentos se for necessário. Todo o cuidado é importante, já que o diabetes se desenvolve no organismo humano de maneira silenciosa, sem apresentar sintomas prévios.
Existe um estágio antes de a doença se instalar definitivamente, chamado pré-diabetes. Ao consultar um médico e seguir suas orientações, é possível reverter o quadro e nem chegar a desenvolver a enfermidade.Os efeitos do açúcar no corpo de quem tem diabetes podem ser muito mais severos e atingir o coração. Entenda o que acontece no seu corpo!

*Com informações da OMS e Conselho Brasileiro de Cardiologia Coração Alerta
Comentários