ATIVIDADE FÍSICA DESORIENTADA PODE CAUSAR PROBLEMAS CARDIOVASCULARES GRAVES
- mariaelisaalmeida
- 3 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Certamente você já percebeu que ao começar a fazer qualquer atividade física, seja correr, andar de bicicleta ou algo leve como uma caminhada, bastam alguns minutos para o coração começar a bater acelerado. Mas por que isso acontece?
O médico do esporte da Seleção Brasileira de Basquete, Gilberto Cunha, explica que antes mesmo de o indivíduo começar o exercício, o sistema nervoso envia impulsos e comanda a liberação de substâncias estimulantes para o coração, artérias e músculos. Tudo com o objetivo de preparar o organismo para as atividades que estão por vir.
“À medida que a pessoa começa a se exercitar, o coração precisa bombear mais sangue para suprir a necessidade dos músculos por nutrientes e oxigênio. Os batimentos vão aumentando junto com a respiração conforme a intensidade do esforço realizado”, explica Cunha.
Com o corpo em repouso, o coração bate mais devagar e o sangue leva cerca de um minuto para fazer uma volta completa no organismo. Exercícios ou emoções deixam as células famintas por nutrientes e oxigênio, então, o músculo cardíaco passa a bater mais rápido para manter o suprimento.
Mas é importante lembrar que antes de iniciar qualquer atividade, o ideal é ser avaliado por um médico, para conhecer as contraindicações dos exercícios e avaliar também os seus limites, já que não existe uma receita que sirva para todos. As determinações mais individualizadas dependem da idade, sexo, histórico de problemas de saúde etc.
É necessária uma avaliação prévia, pois existem riscos associados a qualquer atividade física. Há possibilidade de o indivíduo sofrer lesões ortopédicas associadas ao preparo inadequado para a carga suportada no esforço (como lesões dos músculos, ligamentos, tendões, articulações e até fraturas). Outro tipo de problema que pode ser decorrente da prática desorientada de exercícios envolve eventos cardiovasculares graves, como desmaios, infarto, AVC, arritmias e morte súbita, que podem ocorrer quando é ultrapassada a intensidade de esforço máxima que poderia ser tolerada.
Sociedade Brasileira de Cardiologia





Comentários